Home / Dicas Oxplen / Por que a Restauração que fiz nos meus dentes tem tempo limitado de Vida Útil?

Por que a Restauração que fiz nos meus dentes tem tempo limitado de Vida Útil?

No dia a dia da clínica é muito comum nossos pacientes perguntarem quanto tempo o novo procedimento que esta sendo feito vai durar.

Antes de responder a essa pergunta, seria muito importante que o profissional explicasse ao paciente, porque razão, um novo procedimento esta sendo realizado.

Se o dente natural que tem um mecanismo de defesa resistente e complexo contra a cárie e doença gengival falhou e esta sendo restaurado, o que prever a respeito da nova restauração que não dispõe desses mecanismos todos de defesa?

A orientação do paciente sobre as formas corretas de escovação, uso do fio dental e dieta, deverão prevenir problemas futuros e a necessidade de novos tratamentos dentais.

Bruxismo e apertamento dental noturno, são fatores que podem levar o dente a um desgaste prematuro e a fraturas dentais, e também encurtar o tempo de vida das restaurações.

Além do bruxismo, a ação ácida da dieta pelo consumo de alimentos e sucos cítricos, refrigerantes, refluxo, tem o poder de gerar corrosão ácida na estrutura do esmalte dental.

Um monitoramento regular do paciente deverá ser feito para que todos os fatores citados acima, possam ser avaliados e quando necessário tratados.

Isso irá permitir que o novo procedimento realizado tenha vida longa, e os demais dentes saudáveis não venham a sofrer com esse mesmo tipo de problema.

Mesmo com todo avanço em equipamentos e produtos de última geração a Odontologia atual é limitada se comparada a longevidade que um dente natural apresenta quando bem cuidado.

Um procedimento restaurador quando realizado por um profissional de excelência e que utiliza materiais que passaram por aprovação em estudos clínicos de longo prazo, podem durar 10, 15, 20 anos.

Seria um prazo de validade considerado muito bom, não fosse o fato de um dente bem cuidado pode durar uma vida, 80, 90, 100 ou mais anos.

Por isso os congressos Nacionais e Internacionais de Odontologia tem dado cada vez mais importância às medidas de prevenção como a Profilaxia.

É extremamente mais barato Prevenir do que realizar tratamentos restauradores.

A profilaxia é o que há de mais básico e ao mesmo tempo fundamental em qualquer tratamento odontológico.

Sobre Oxplen

Veja também

Clareamento Dental – Dúvidas sobre o Procedimento

Os artigos científicos sobre clareamento dental têm aumentado de forma exponencial e derrubado muitos mitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *