Home / Dicas Oxplen / 10 Recomendações para manter os dentes saudáveis por uma vida toda.

10 Recomendações para manter os dentes saudáveis por uma vida toda.

Apesar de todo avanço tecnológico de equipamentos e materiais na área da Odontologia, nenhum material restaurador nos dias de hoje tem condições de resistir por 80, 90, 100 ou mais anos como acontece com os dentes naturais. Por isso:

As 10 Recomendações:

1. Invista 15 minutos diários, o equivalente ao tempo de três escovações diárias na sua saúde bucal. Será com certeza o investimento mais seguro e rentável que você fará ao longo da vida.

2. Utilize fio dental 2 vezes ao dia, após o almoço e antes de dormir, pois o fio desempenha um papel mais importante que a própria escova. As regiões de contato entre os dentes são as primeiras a sofrerem com atividade de cárie e problemas gengivais. Observe sempre a regra de primeiro usar o fio e depois a escova.

3. Controle a dieta ácida, reduzindo à ingestão de sucos a base de frutas cítricas e refrigerantes. A acidez da dieta enfraquece a estrutura do esmalte dental e facilita o aparecimento de cárie.


4. Ao longo do dia evite ficar consumindo alimentos e bebidas com açúcar várias vezes, pois a frequência é mais prejudicial do que a quantidade. Manter o ph da saliva ácido ao longo de todo o dia aumenta em muito os riscos de cárie em virtude do enfraquecimento do esmalte dental.


5. De atenção especial aos primeiros anos de vida dos dentes na boca, pois nesses primeiros 2, 3 anos o esmalte dos dentes está mais mole e em processo de mineralização (ficando mais resitente) e por isso mais sensível ao desenvolvimento de cárie. Se o dente for bem cuidado nos primeiros anos de vida e permanecer sem cárie, o esmalte ficará mais mineralizado (mais duro) e, portanto mais resistente à cárie.


6. Utilize uma escova dental macia, uma boa escovação é técnica e não força.


7. Evite cremes dentais com bicarbonato de sódio ou com agentes que prometam clareamento, pois esses cremes possuem uma quantidade grande de agentes abrasivos e seu uso continuado pode danificar o esmalte dos dentes.


8. Observe os sinais clínicos de sangramento e dor na passagem do fio dental, que são indicadores de uma higiene oral ruim. Ao contrário do que muitos pacientes pensam o fio dental não machuca a gengiva e o sangramento ou mesmo a dor durante o seu uso, são indicadores da falta ou da técnica incorreta na sua utilização.


9. Visite o dentista regularmente pelo menos a cada 6 meses, pois isso irá permitir que o profissional possa avaliar e até mesmo corrigir de maneira precoce qualquer sinal de doença.


10. Avalie com um especialista e corrija se necessário o desalinhamento dental. Ele pode aumentar as chances de cárie, problemas gengivais e desgastes dentais.

Prevenir é infinitamente mais barato que tratar, além do mais o tratamento irá durar por tempo limitado e o nosso dente saudável poderá durar por toda uma vida.

Sobre Oxplen

Veja também

Prótese Protocolo

Quem utiliza prótese total acaba tendo seu poder de mastigação limitada, pois a prótese é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *