Home / Dicas Oxplen / Por que meus dentes doem quando tomo gelado?

Por que meus dentes doem quando tomo gelado?

Na clínica recebo todos os dias pacientes questionando sobre o fato de seus dentes doerem quando bebem líquidos gelados.

Por que isso acontece?

Descartada a possibilidade de cárie, isso acontece na maioria das vezes pela combinação de 2 fatores:

Dieta ácida a base de sucos com frutas cítricas, associada a uma sobrecarga no dente envolvido, que pode ser na função mastigatória habitual ou mesmo durante o sono, pelo apertamento ou fricção dental (que é uma forma utilizada pelo corpo para descarregar a tensão do dia a dia), mas que quando permanece por tempo prolongado pode trazer prejuízos para a função normal dos dentes.

Então se você apresenta esse tipo de sensibilidade, procure reduzir ao máximo a ingestão de refrigerantes, bebidas energéticas e sucos com frutas cítricas. Estou falando de limão, laranja, abacaxi, uva e outras tantas.

Pacientes que apresentam refluxo, também podem desenvolver essa sensibilidade, pois o sulco gastrintestinal é extremamente ácido e quando jogado para boca, pode gerar biocorosão do esmalte dos dentes.

Para alguns pacientes essa sensibilidade podem vir e ir, então fique atento para fazer associação com sua dieta, pois os sintomas podem desaparecer após alguns dias.

Entretanto, para aqueles que permanecem com sensibilidade por tempo prolongado,  mesmo depois da redução da dieta ácida, o fator sobrecarga nos dentes que acontece a noite pelo apertamento ou bruxismo, deverá ser melhor avaliado e talvez um tratamento deva ser proposto para buscar o equilíbrio da função mastigatória.

Após as refeições principais, procure dar um intervalo de 30 minutos antes da escovação dos dentes, utilizando sempre uma escova com cerdas macias e um creme dental que não contenha bicarbonato de sódio nem agente químico que prometa clareamento. Um creme dental para sensibilidade poderá ajudar a reduzir esses sintomas, desde que, os outros 2 fatores dieta ácida e força oclusal estejam equilibrados.

Sobre Oxplen

Veja também

Clareamento Dental – Dúvidas sobre o Procedimento

Os artigos científicos sobre clareamento dental têm aumentado de forma exponencial e derrubado muitos mitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *