Os artigos científicos sobre clareamento dental têm aumentado de forma exponencial e derrubado muitos mitos do passado.
Vamos a eles então:
Quais são as formas de clareamento dental?
Duas são as formas de clareamento mais utilizadas:
A primeira utiliza uma moldeira personalizada para os dentes do paciente onde se aplica um gel clareador e é utilizada pelo cliente em casa com a supervisão do dentista.
A segunda é feita em consultório pelo dentista que aplica o gel clareador direto na superfície do dente do paciente.
Qual a forma de clareamento é mais efetiva e mais duradoura?
A literatura tem afirmado que o clareamento feito com moldeiras e supervisionado pelo dentista tem oferecido os melhores resultados de clareamento com um baixíssimo nível de sensibilidade.
O clareamento dental a laser funciona mesmo?
O clareamento feito no consultório é realizado com um gel clareador em concentrações bem mais elevadas e pode ou não utilizar um aparelho de laser, que a literatura tem demonstrado não ter eficiência no resultado final do processo. O que se demonstrou nos artigos publicados com o uso do laser, é que existe um aumento do calor gerado durante o processo, trazendo maior sensibilização dental e mais desconforto ao paciente. Além disso, o resultado final do clareamento feito em consultório e sua manutenção de estabilidade a médio prazo perde para aqueles apresentados para o clareamento com moldeira.
O clareamento dental enfraquece ou desgasta a estrutura do nosso dente?
A literatura tem confirmado através da publicação de inúmeros artigos científicos que não.
O processo ocorre pela liberação de oxigênio que colocando de forma simplificada, irá quebrar cadeias de pigmentos longos em cadeias mais curtas e isso irá conferir ao dente um aspecto mais claro.
O clareamento dental gera muita sensibilidade ao dente?
Com os protocolos atuais, utilizamos gel em baixa concentração com um número de horas reduzidas de uso.
Isso tem potencializado ao máximo o efeito do clareamento dental, com um menor nível de sensibilidade e gerando resultados excelentes.
O que não posso comer durante a fase de clareamento dental?
Os estudos mais recentes a partir de 2013 têm demonstrado que se o paciente fizer uso do gel clareador no período da noite antes de dormir, ele está liberado para sua alimentação normal na manhã do dia seguinte.
Para os pacientes que fumam também não existe nenhuma contra indicação.
O clareamento dental também tem efeito nas restaurações dentais?
Restaurações, coroas artificiais de porcelana ou acrílico não irão responder ao tratamento de clareamento uma vez que o processo só acontece na estrutura do dente natural.
Para esses casos, haverá necessidade de troca dessas restaurações após o clareamento, para que haja uma uniformização da cor obtida nos dentes naturais com os procedimentos restauradores já existentes.
Dentes com tratamento de canal também vão ser clareados?
Dentes com tratamento de canal irão responder de forma mais lenta ao clareamento dental convencional, mas também irão clarear em algum grau. Esses dentes poderão ser tratados com formas específicas de clareamento.
Por que o clareamento dental é tão solicitado nas clínicas Odontológicas?
Porque o clareamento impacta positivamente na qualidade de vida dos pacientes, aumentando a sua satisfação e aparência.